Pular para o conteúdo principal

O gato da Srta. J.

O gato da Srta. J. é um gato mandrião. Um gato safado. Um gato ladrão.

                Observe bem ele aí dormindo: está quieto, olhinhos fechados, quase sorrindo. Ele ronrona de vez em quando, principalmente quando está encostado na Srta. J. O gato lembra bastante um milk shake de caramelo, com a cor acastanhada misturada ao branco em listras que compõem uma estratigrafia imprecisa (e falar de falta de contornos em gatos não é surpresa alguma). Ele está deitado de lado, de costas para a sua companheira, Srta. J. Ela não é dona dele, e ele sabe muito bem disso. Ele sabe que todas as manhãs é obrigação dela dar a sua comida. Também sabe que ela deve acariciar sua cabeça e costas, ao menos, quinze vezes ao dia: menos que isso, é inadmissível, e seu comportamento será o de mostrar insatisfação derrubando algo pelo simples prazer de ver a Srta. J. tendo de se abaixar para pegar: “E, assim, ela me reverencia, é bom mesmo!” – pensa ele.

                O gato da Srta. J. chegou quando ainda era pequenino. Ele tinha olhos grandes, mas meio fechados, e adorava repousar e passar suas unhas afiadas na cadeira mais cara da casa. Dizem as más línguas que a Srta. J. nunca quis, de fato, um gato: “Eles dão trabalho. Quebram as coisas. Fogem de casa. Eu não quero me apegar. Filho, desce daí. Filho, quer comida? Filho, onde está? Filho, vem deitar. Filho, eu te amo. Filho, Ah!” – e assim a Srta. J. deixou de não querer um gato. Ele parecia uma salsichinha quando chegou: era magrinho e espichado. Mas a Srta. J. logo começou a servir ao gato e, em pouco tempo, ele cresceu e engordou. No inverno, ela gosta disso: ele sendo gordinho, a esquenta na cama todas as noites. E aqui estamos nesse momento: observando o gato da Srta. J. dormindo encostado nela. “O mundo poderia acabar em barranco” – pensa ele.

                A Srta. J., por sua vez, dorme como o gato: com um leve sorriso no rosto. Ela sempre sorri, e o gato é mais um gatilho dos risos que acontecem todos os dias. O gato da Srta. J. faz bem à ela. Quando acorda, a Srta. J. prepara sua caneca de café e coloca ração para o gato mandrião. Ele nem dá bom dia: corre para o pote e enche as bochechas felinas com o mesmo sabor de sempre. A Srta. J., então, começa seu dia de trabalho, tentando estudar e escrever: ela tenta, pois entre uma atividade e outra, o gato surge na frente do computador exigindo as carícias na cabeça e costas. Gentilmente, a Srta. J. o coloca no chão, e ele vai embora indignado com a humana. Assim têm sido os recentes dias da Srta. J. “Dessa vida, reclamo, não” – pensa ele.

                Porém, o gato da Srta. J. tem um segredo que somente nós dois, você e eu, saberemos agora: ele é um gato quase humano. O gato da Srta. J. tem a mania de, todas as madrugadas, acordar e ver como a mulher está. Ela jamais se perguntou porque sempre acorda com os pés cobertos: é ele quem, de mansinho, puxa com seus dentinhos a ponta da coberta para cobri-la. Depois desse ritual noturno diário, o gato volta para os braços da Srta. J. e sente a respiração gostosa dela em seu focinho – ele sente o seu mundo como se estivesse em um barco em águas calmas, com a brisa roçando seu rosto. Ele abre bem os olhos e repara na face da Srta. J., dormindo tranquila: “Ela é linda, é maravilhosa, é incrível! Ela é muito ronrom”. Ele observa os contornos do rosto dela, e, com sua patinha, sente a textura de sua pele. E assim o gato da Srta. J. permanece por muito tempo, torcendo para que ela faça o que ele mais ama: abrir os olhos.

                Quando a Srta. J. abre os olhos de madrugada e vê o gato, ele sente seu mundo parar. Ele se perde nos grandes olhos da Srta. J., olhos que só merecem a felicidade. Os olhos da Srta. J., disse uma vez um poeta, são como dois grandes faróis no horizonte cheio de neblina – eles guiam os homens para um porto seguro. “Sorte de quem for esse marinheiro perdido” – pensa ele. Mas a verdade é que o gato da Srta. J. é um mandrião, um safado, um ladrão. Quando o sono a vence e ela volta a dormir, o gato da Srta. J. sorrateiramente estica o pescoço e encosta sua boquinha nos deliciosos lábios dela. O gato rouba beijos safadamente. E ela aproveita o toque para sonhar com grandes aventuras em terras distantes, lutando lado a lado com o guerreiro amado.

                Esse é o gato da Srta. J. Um gato mandrião. Um gato safado. Um gato ladrão.


Postagens mais visitadas deste blog

Caveira safada

Era aquela maldita caveira novamente.               - Ei, puto, chegue cá!             E ela veio, meio cambaleante, com seu ritmado compasso de fêmur. Caveira mexicana. Sorria com os amarelados-pontos-temerosos-de-dentistas. Trazia um charuto entre os finos dedos da ossatura direita.               - Mas o que faz aqui novamente, peste?               - Sabe como é, caveirando... Invejando os que têm carne.             - Porra, esse povo deve tomar um susto, hein!             - Nem me fale. Não sei porque tanto medo. Uma caveirinha tão simpática como eu.             Coçou as costelas.             - O que é isso aí?             - Isso o que?             - Preso aí, velho.             - Presente para usted.             E retirou uma grande garrafa de rum.             - Conseguiu onde?             - Dei sorte. Geralmente nessa época, só encontro aguardente sem graça. Isso eu roubei de macumba de rico.             Ele cuspiu.             - Cacete, macumba?!

A filha

Quando a mana foi embora, pai pareceu ressentido. Talvez por ser filha mulher, ter crescido agarrada a ele. O laço entre eles se intensificou depois que a mãe morreu. Eu sempre fui quieto, sem saber demonstrar direito o que sinto. A mana, ao contrário, era luz: acordava e dava bom dia, gostava de abraçar, ria à toa. Ela alegrava a casa. Por ser mais velha, chegou aquele momento na vida em que foi atrás dos sonhos. Passou em uma universidade longe e foi morar lá. O pai sabia que era para o bem dela, que ela devia lutar por uma vida melhor. Ele entendeu, mas se entristeceu. O tempo foi passando e ela só conseguia nos visitar por algumas poucas semanas durante o ano. Isso não diminuiu a dor do pai. Mas ele entendia, e nunca chorava na frente dela durante as despedidas.      Certo dia, acordei mais cedo que o normal e peguei o pai escutando as modas em seu radinho de pilha enquanto via os antigos álbuns de fotos que guardava no fundo da estante. Pareceu não perceber minha presença, e con

Um dia de campo

Tive um excelente professor de fotografia na pós. Ele era especializado em fotojornalismo, havia viajado o mundo, suas fotos eram impecáveis. Em suas aulas, analisávamos os fotógrafos mais famosos e me lembro muito bem de ele dizendo, sobre Cartier-Bresson, que aquele francês tinha “olhar fotográfico”, que não importava a máquina que carregava em mãos, ele conseguia, em um instante, congelar no tempo uma poesia. Sabia o exato momento em que devia pressionar o obturador. Eu tive um excelente professor de fotografia na pós. Mas nunca aprendi nada com as aulas.            Posso ter tido o conhecimento básico de como operar uma câmera, regular a abertura, a exposição, a luz. A fotografia, afinal, é a manipulação do tempo, deixando nele um registro. Mas isso não é o suficiente. Não, não. É necessário bressonizar, ter o tal do “olhar fotográfico”, saber o que enquadrar e quando apertar o botão. Não sou bom nisso, mas guardo na memória as ações e sensações por trás do ato de se empunhar uma