Pular para o conteúdo principal

Ocorrência

(parágrafo)D-u-a-s(espaço)c-o-i-s-a-s(espaço)f-o-r-a-m(espaço)d-i-t-a-s(espaço)n-a-q-u-e-l-e(espaço)d-i-a(espaço)p-a-r-a(espaço)o(espaço)s-e-n-h-o-r(espaço)r-u-b-o-r-i-z-a-d-o(espaço)s-e-n-t-a-d-o(espaço)a-l-i(espaço)(vírgula)(espaço)a-o(espaço)f-u-n-d-o(espaço)d-o(espaço)s-a-l-ã-o(ponto)(espaço)A(espaço)p-r-i-m-e-i-r-a(espaço)e-r-a(espaço)q-u-e(espaço)e-r-a(espaço)u-m(espaço)p-a-s-p-a-l-h-o(espaço)d-a(espaço)m-a-i-s(espaço)-a-l-t-a(espaço)c-a-t-e-g-o-r-i-a(ponto)(espaço)N-u-n-c-a(espaço)s-e(espaço)v-i-r-a(espaço)(hífen)(espaço)a-t-é(espaço)e-n-t-ã-o(espaço)(hífen)(espaço)t-a-m-a-n-h-a(espaço)b-u-r-r-i-c-e(espaço)a-o(espaço)t-e-n-t-a-r(espaço)c-o-m-e-t-e-r(espaço)u-m(espaço)c-r-i-m-e(ponto)(espaço)A(espaço)s-e-g-u-n-d-a(espaço)(vírgula)(espaço)p-i-o-r(espaço)d-o(espaço)q-u-e(espaço)t-e-r(espaço)c-o-m-e-t-i-d-o(espaço)o(espaço)c-r-i-m-e(espaço)(vírgula)(espaço)e-r-a(espaço)n-ã-o(espaço)t-e-r(espaço)f-u-g-i-d-o(ponto)

    

(parágrafo)A(espaço)e-s-p-o-s-a(espaço)c-e-r-t-a-m-e-n-t-e(espaço)o(espaço)a-b-a-n-d-o-n-a-r-i-a(espaço)a-g-o-r-a(espaço)(vírgula)(espaço)c-o-m-o(espaço)o(espaço)f-e-z(espaço)s-u-a(espaço)f-i-l-h-a(espaço)h-á(espaço)a-n-o-s(ponto)(espaço)E-l-a(espaço)n-ã-o(espaço)c-o-n-s-e-g-u-i-r-i-a(espaço)v-i-v-e-r(espaço)c-o-m(espaço)a(espaço)v-e-r-g-o-n-h-a(espaço)d-o(espaço)m-a-r-i-d-o(espaço)p-r-e-s-o(ponto)(espaço)T-a-m-p-o-u-c-o(espaço)l-e-v-a-r-i-a(espaço)c-o-m-i-d-a(espaço)n-a(espaço)c-a-d-e-i-a(espaço)o-u(espaço)p-a-s-s-a-r-i-a(espaço)p-e-l-o(espaço)c-o-n-s-t-r-a-n-g-i-m-e-n-t-o(espaço)d-o(espaço)a-r-r-e-g-a-n-h-a-m-e-n-t-o(espaço)d-a-s(espaço)p-a-r-t-e-s(espaço)í-n-t-i-m-a-s(ponto)(espaço)D-e-i-x-a-r-i-a(espaço)o(espaço)s-e-n-h-o-r(espaço)m-o-f-a-r(espaço)a-l-i(espaço)(vírgula)(espaço)s-o-z-i-n-h-o(ponto)(espaço)S-e(espaço)a-o(espaço)m-e-n-o-s(espaço)t-i-v-e-s-s-e(espaço)d-e-i-x-a-d-o(espaço)o(espaço)d-i-n-h-e-i-r-o(espaço)i-n-t-a-c-t-o(espaço)(hífen)(espaço)e-l-a(espaço)d-i-z-i-a(espaço)(hífen)(espaço)a-t-é(espaço)s-e-r-i-a(espaço)c-a-p-a-z(espaço)d-e(espaço)o(espaço)p-e-r-d-o-a-r(ponto)(espaço)M-a-s(espaço)o(espaço)a-s-n-o(espaço)j-o-g-o-u(espaço)t-u-d-o(espaço)p-e-l-a(espaço)j-a-n-e-l-a(espaço)d-o(espaço)a-p-a-r-t-a-m-e-n-t-o(espaço)(vírgula)(espaço)l-o-g-o(espaço)a-p-ó-s(espaço)o(espaço)c-r-i-m-e(ponto)(espaço)U-m(espaço)c-r-i-m-e(espaço)i-d-i-o-t-a(espaço)(vírgula)(espaço)d-i-s-s-e-r-a-m(ponto)(espaço)M-a-s(espaço)e-l-e(espaço)e-s-t-a-v-a(espaço)e-n-d-i-v-i-d-a-d-o(espaço)e(espaço)n-ã-o(espaço)h-a-v-i-a(espaço)d-o-r-m-i-d-o(espaço)d-i-r-e-i-t-o(espaço)(ponto)(espaço)L-o-g-o(espaço)(vírgula)(espaço)o(espaço)a-t-o(espaço)f-o-i(espaço)m-a-l(espaço)p-e-n-s-a-d-o(ponto)(espaço)A(espaço)f-a-l-t-a(espaço)d-e(espaço)ó-c-u-l-o-s(espaço)f-i-z-e-r-a(espaço)e-s-g-a-n-a-r(espaço)a(espaço)c-o-i-s-a(espaço)e-r-r-a-d-a(ponto)(espaço)E(espaço)q-u-a-n-d-o(espaço)a(espaço)c-e-r-t-a(espaço)v-e-i-o(espaço)(vírgula)(espaço)a(espaço)e-s-g-a-n-o-u(espaço)t-a-m-b-é-m(ponto)(espaço)P-e-g-o-u(espaço)o(espaço)m-a-l-d-i-t-o(espaço)d-i-n-h-e-i-r-o(espaço)(vírgula)(espaço)n-a-q-u-e-l-a(espaço)n-o-i-t-e(espaço)(vírgula)(espaço)e(espaço)o(espaço)j-o-g-o-u(espaço)f-o-r-a(espaço)(vírgula)(espaço)a-l-e-g-a-n-d-o(espaço)q-u-e(espaço)t-u-d-o(espaço)e-r-a(espaço)n-o-t-a(espaço)d-e(espaço)1(espaço)r-e-a-l(ponto)

 

(parágrafo)Q-u-i-n-z-e(espaço)m-i-l(espaço)d-ó-l-a-r-e-s(espaço)v-o-a-r-a-m(espaço)p-e-l-a(espaço)v-a-r-a-n-d-a(espaço)e(espaço)s-e(espaço)p-e-r-d-e-r-a-m(espaço)n-o-s(espaço)t-r-i-l-h-o-s(espaço)d-o(espaço)t-r-e-m(ponto final)


Postagens mais visitadas deste blog

Caveira safada

Era aquela maldita caveira novamente.               - Ei, puto, chegue cá!             E ela veio, meio cambaleante, com seu ritmado compasso de fêmur. Caveira mexicana. Sorria com os amarelados-pontos-temerosos-de-dentistas. Trazia um charuto entre os finos dedos da ossatura direita.               - Mas o que faz aqui novamente, peste?               - Sabe como é, caveirando... Invejando os que têm carne.             - Porra, esse povo deve tomar um susto, hein!             - Nem me fale. Não sei porque tanto medo. Uma caveirinha tão simpática como eu.             Coçou as costelas.             - O que é isso aí?             - Isso o que?             - Preso aí, velho.             - Presente para usted.             E retirou uma grande garrafa de rum.             - Conseguiu onde?             - Dei sorte. Geralmente nessa época, só encontro aguardente sem graça. Isso eu roubei de macumba de rico.             Ele cuspiu.             - Cacete, macumba?!

A filha

Quando a mana foi embora, pai pareceu ressentido. Talvez por ser filha mulher, ter crescido agarrada a ele. O laço entre eles se intensificou depois que a mãe morreu. Eu sempre fui quieto, sem saber demonstrar direito o que sinto. A mana, ao contrário, era luz: acordava e dava bom dia, gostava de abraçar, ria à toa. Ela alegrava a casa. Por ser mais velha, chegou aquele momento na vida em que foi atrás dos sonhos. Passou em uma universidade longe e foi morar lá. O pai sabia que era para o bem dela, que ela devia lutar por uma vida melhor. Ele entendeu, mas se entristeceu. O tempo foi passando e ela só conseguia nos visitar por algumas poucas semanas durante o ano. Isso não diminuiu a dor do pai. Mas ele entendia, e nunca chorava na frente dela durante as despedidas.      Certo dia, acordei mais cedo que o normal e peguei o pai escutando as modas em seu radinho de pilha enquanto via os antigos álbuns de fotos que guardava no fundo da estante. Pareceu não perceber minha presença, e con

Um dia de campo

Tive um excelente professor de fotografia na pós. Ele era especializado em fotojornalismo, havia viajado o mundo, suas fotos eram impecáveis. Em suas aulas, analisávamos os fotógrafos mais famosos e me lembro muito bem de ele dizendo, sobre Cartier-Bresson, que aquele francês tinha “olhar fotográfico”, que não importava a máquina que carregava em mãos, ele conseguia, em um instante, congelar no tempo uma poesia. Sabia o exato momento em que devia pressionar o obturador. Eu tive um excelente professor de fotografia na pós. Mas nunca aprendi nada com as aulas.            Posso ter tido o conhecimento básico de como operar uma câmera, regular a abertura, a exposição, a luz. A fotografia, afinal, é a manipulação do tempo, deixando nele um registro. Mas isso não é o suficiente. Não, não. É necessário bressonizar, ter o tal do “olhar fotográfico”, saber o que enquadrar e quando apertar o botão. Não sou bom nisso, mas guardo na memória as ações e sensações por trás do ato de se empunhar uma